• INÍCIO
  • UX PROJECTS
  • SOBRE MIM
  • DIREÇÃO DE ARTE
  • CONTATO


SENIORCARE



UM CASE SOBRE CUIDADO VIRTUAL







DISCOVERY



CONTEXTO





A pandemia de 2020 fez com que o cotidiano se readaptasse frente ao perigo de saúde pública.


Neste cenário, a forma com que nos relacionamos com os serviços ganhou forças nos meios digitais, para que não oferecesse perigo de contaminação por Covid-19.


Dentro do grupo de risco, os idosos tiveram o desafio de entrar de vez no mundo digital, já que muitos serviços desse tipo se tornaram a melhor opção. Por conta das restrições físicas de risco de contágio e a característica de cuidados médicos, a saída pode estar em atendimento médico remoto.



IDOSOS NO MUNDO DIGITAL



ENTENDENDO O USUÁRIO



Fonte: Senior FB Insights 2017.



64%



Dos brasileiros acima dos 60 afirmaram ter um smartphone.



83%



Your Subitle Here



Afirmam que utilizam as redes sociais diariamente, equivalente à 5,2 milhões de pessoas.



49%



Desta população já compram através da internet.



25%



Já possuem conta no Instagram



O mundo digital já é um ambiente conhecido e cada vez mais usado por usuários idosos.



Hábitos do usuário



ENTENDENDO O USUÁRIO



Dados da pesquisa de mestrado de Camila Andrade Simões (2019), através da entrevista com 15 idosos.



50%



Dos usuários possui computador em casa.



100%



Dos usuários possui celular e faz uso.



60%



Dos usuários usa internet no celular. 30% não e 10% as vezes.



Smartphone já é uma realidade para os nossos usuários.



dados de assistência



ENTENDENDO O USUÁRIO



Dados assistenciais do Ministério da Saúde do Brasil.



14,3%



Dos brasileiros são idosos. Em torno de 29,3 milhões de pessoas.



10,2%



Dos idosos foram hospitalizados uma ou mais vezes.



40%



Dos idosos possuem uma doença crônica.



83,1%



Dos idosos realizaram pelomenos uma consulta médica nos últimos 12 meses.



É uma parcela considerável da população idosa que usa assistência médica.



COMO AJUDAR O IDOSO À ACESSAR ASSISTÊNCIA NECESSÁRIA, SEM QUE CORRA MAIS RISCOS?



DEFINE



Um aplicativo de tele-consultas focado em idosos.


Também é possível ter um contato de confiança, como um acompanhante, garantindo a confiança para o idoso e cuidado de alguém próximo em suas consultas e evoluções.


Além dessas funcionalidades, outras acerca da consulta e ajuda ao paciente, como chamado de ambulâncias, acompanhamento, exames e tratamentos.



PILARES



ACESSIBILIDADE DIGITAL





SEGURANÇA DE DADOS





ACOMPANHAMENTO DOS FAMILIARES





PERSONAS



JORNADA DO USUÁRIO



DESIGN



CUIDADO NA PALMA DA MÃO



O aplicativo tem o objetivo de tornar fácil a compreensão do processo como um todo pelos idosos.


Além de dar segurança para as consultas e orientações claras nos tratamentos.



Um serviço que orienta e garante o bem estar do idoso, da mesma forma que mantém o acompanhante presente mesmo à distância.



Processo do serviço



SeniorCare possui um serviço pago de consultas, garantindo que as orientações dos médicos sejam claras e precisas.



Estrutura clara e assistiva



As features do aplicativo tem como principal objetivo a acessibilidade. Para isso, busca-se deixar claro os dados que são apresentados, o que é importante e garantindo a segurança do usuário.


Uma estrutura escalável com a estética conduzida pela função.



Processo de consulta



O processo pra consulta propositalmente se assemelha à uma conversa para deixar claro o processo que o usuário idoso está fazendo.


Step by step, o atendimento é seguro e orientado pelo design.



Linguagem amigável



O Design foi conduzido também pelo conteúdo. O objetivo é uma linguagem amigável, acolhedora e com orientações claras sobre o que esta acontecendo.



PROVE AGORA O PROTÓTIPO


ACESSE

“...o design é sobre resolver problemas, e o que mais temos para resolver atualmente, são problemas.”



TINKER HATFIELD



Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Brasil.
Todos direitos reservados