• INÍCIO
  • UX PROJECTS
  • SOBRE MIM
  • DIREÇÃO DE ARTE
  • CONTATO


Aplicativo Mobile E-commerce



Como gerar impacto através da experiência mobile



UX/UI Designer | Product Designer



contexto



Sobre a decathlon





A Decathlon é a maior empresa varejista de esportes do mundo. Com mais de 1.600 lojas em 60 países, a empresa é precursora de inovações no varejo, seja no digital ou físico.


A empresa foi fundada em 1976 para revolucionar o mercado dos esportes com alta tecnologia, qualidade e segurança em suas mais de 60 marcas próprias.


A Decathlon chegou ao Brasil em 2001 e desde então vem expandido suas lojas físicas, sem contar a abrangência nacional do e-commerce consolidado.



+1600



lojas



+60



países



65



esportes



+60



Marcas próprias



45 anos



no mercado



+100.000



colaboradores



desafio





O principal desafio era entregar ao consumidor a experiência única que encontra nas lojas da Decatlhon pelo app. Com sua veia de inovação, o objetivo foi levar para o mobile a extensão do que seria estar em uma loja física, com a qualidade dos produtos, fluidez e acesso. Para que assim, os canais físicos, site e mobile se complementassem para imergir o cliente na experiência Decathlon.



MINHA ATUAÇÃO



UX/UI DESIGNER



Atuei como o representante da experiência do usuário em todas as frentes do projeto. Para isso estive envolvido no desenvolvimento das experiências visuais e interfaces, processos de desenvolvimento, levantamento de dados, pesquisa e acompanhamento de métricas.



PRODUCT DESIGN & NEGÓCIO



como frente de experiência, representei o design nas decisões de negócio com cliente, elaboração de estratégias de crescimento e acompanhamento da tecnologia.



MÉTRICAS E CRESCIMENTO



Ao passo que, enquanto envolvido nas entregas e processo de growth, mensurações de OKR's e melhorias de processos internos tiveram minha atuação.

Além de testes de usabilidade, analytics e outros processos de mensuração e validação.



Processo de growth



relação com a tecnologia





Design e Tecnologia por características, possuem fluxos e lógicas de trabalho diferentes em seu dia-a-dia.


Um pensa códigos, outro vê cores...​



Então me perguntei



...e se o Design ficar próximo da tecnologia?



Aceleração de processos



Frutos da união de tecnologia e Design



Para minha atuação no projeto decidi me aproximar muito mais dos desenvolvedores Android e iOS.


Os frutos dessa relação de colaboração no dia-a-dia se deram na velocidade dos processos e decisões.


Ou seja, um exemplo foi incrementação do processo de discovery das features envolvendo análise técnica das API's. Esta etapa nos fez ganhar tempo no desenvolvimento das interfaces, uma vez que já partíamos da estrutura técnica viável para tal.



3 Pilares de produto



A integração entre PM, PO e Design



Uma vez que deixamos claras e alinhadas as atribuições de cada um dos três pilares do projeto (PM, PO e UX), podemos trabalhar em várias frentes de melhorias de processos.



Através destas atuações foi possível entender melhor o que o cliente (Decathlon) possuia como estratégia de negócio e alinhar com necessidades do usuário para construir a melhor experiência entre expectativas dos stakeholders, evolução de tecnologia e experiência do usuário.



Problemas acontecem...



Depois de dois meses do lançamento do app, um erro misterioso passou a impedir que os usuários conseguissem completar a compra.

Algo seríssimo tanto para conversão quanto para experiência do usuário, que nos custou uma nota de 4,2 no Google Play para 2,6.



Neste momento foi crucial o alinhamento e aproximação da tecnologia e do design.



Como solucionamos



Mapear



Para estancar o problema, um plano de ação foi rapidamente montado para investigar a causa e saber como solucionar.



Projetar



Uma interface foi rapidamente desenvolvida.



Implementar



Para que a fosse possível a velocidade de implementação que desempenhamos, o alinhamento técnico foi fundamental.


Onde conseguimos implementar a melhoria.



resultados de impacto



+500.000



DOWNLOADS EM 2 MESES



Para imprimir uma experiência que faça sentido para milhares de pessoas diferentes foi preciso pesquisa, estratégia e tecnologia.



NOTA 4,6



EM DUAS SEMANAS



Com erros impactantes no processo de compra, a nota do aplicativo caiu de 4,2 para 2,6 na Google Play. Mas com os esforços conjuntos da equipe, alavancamos e superamos as notas anteriores.



+14%



DE AUMENTO NAS COMPRAS ONLINE



Como empresa a Decathlon previa que o aplicativo após seu lançamento atingisse a representação considerável, porém excedemos o esperado em 14%.



EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DA INTERFACE



NAVEGAÇÃO FUIDA DAS PROMOÇÕES





A homepage possui um modelo fluido de timeline para levar os usuários através da promoções e highlights contextuais.


Ou seja, a Decathlon tem o poder de veicular as promoções que preferir e manter a estrutura visual dos componentes.



EXPLORAR O CONTEXTO DOS ESPORTES





Entre os diferenciais das lojas Decathlon está a experiência de viver os esportes e estar envolto do seu contexto.


Para isso exploramos a forma de navegação através dos contextos e múltiplas categorias de esportes e especialidades para levar o usuário até o mundo que ele que experimentar.



LOCALIZAR LOJAS





O canal entre físico e digital deve ser fluido. Para isso desenvolvemos uma feature que permitisse o usuário localizar de forma rápida as lojas próximas, bem como suas características horários de funcionamento.



PÁGINA DE PRODUTO COMPLETA





A alta qualidade e tecnologia dos produtos Decathlon são característicos de sua história. Nas lojas físicas não é diferente quando somos atendidos por especialistas.


Para o aplicativo levamos uma PDP completa com o maior número de informações sobre o produto, além da qualidade de visualização das opções e controle de estoque.



MARKETPLACE DINÂMICO





Como evolução a empresa caminhou em direção do marketplace, para que assim pudesse comportar as vendas de múltiplos vendedores.


Para conduzir esta inovação, o design foi importante como decisor de experiência. Neste sentido conseguimos desenvolver uma experiência fluida de escolha dos produtos que emponderasse o consumidor para sua melhor escolha sem impactar na performance do sistema.



APRENDIZADOS





Ter uma equipe alinhada entre tecnologia e produto, garante que possamos revisitar processos e entender melhor o papel de cada um na criação de features. Um dos aprendizados deste projeto foi sobre a colaboração do time tanto para novos projetos, quanto urgências que possam ocorrer no processo.


Ninguém é dono de um produto, ele é feito por muitas mãos em colaboração. Mas o senso de pertencimento é fundamental para que todos vençam e trabalhem como um time.













Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Brasil.
Todos direitos reservados